LinkedIn
Bjorn Lomborg

Get the facts straight

23 Jul2022

Energia verde tem de ser mais barata e eficiente

Published by O Globo

Há três décadas, os ativistas do clima lutam para tornar os combustíveis fósseis tão caros que as pessoas sejam forçadas a abandoná-los. No entanto, agora que os preços da energia estão fora de controle, continuamos distantes de soluções para as mudanças climáticas.

1 Jun2022

Orgânicos não matam a fome do mundo

Published by O Globo

Uma crise alimentar global está se aproximando devido à guerra brutal da Rússia na Ucrânia. Os dois países são responsáveis por mais de um quarto das exportações mundiais de trigo e de grandes quantidades de cevada, milho e óleo vegetal. Além do impacto das políticas climáticas e do estrago da Covid-19, os preços dos fertilizantes, da energia e do transporte estão subindo, fazendo a inflação dos alimentos crescer 61% nos últimos dois anos.

1 Jun2022

Orgânicos não matam a fome do mundo

Published by O Globo

Uma crise alimentar global está se aproximando devido à guerra brutal da Rússia na Ucrânia. Os dois países são responsáveis por mais de um quarto das exportações mundiais de trigo e de grandes quantidades de cevada, milho e óleo vegetal.

20 Mar2022

Independência energética contra Putin

Published by O Globo

A invasão devastadora da Ucrânia pela Rússia tem atraído a atenção do mundo. Embora o foco, com razão, seja o sofrimento humano, a crise tem reforçado a necessidade de eliminar a dependência do petróleo e do gás russos

20 Mar2022

Independência energética contra Putin

Published by O Globo

A invasão devastadora da Ucrânia pela Rússia tem atraído a atenção do mundo. Embora o foco, com razão, seja o sofrimento humano, a crise tem reforçado a necessidade de eliminar a dependência do petróleo e do gás russos.

10 Nov2021

COP26: quem vai pagar a conta?

Published by O Globo

Na COP26, a maioria dos líderes das nações mais ricas tem se comprometido com a descarbonização de suas economias até meados deste século ou mesmo antes. Ainda assim, é altamente questionável se eles e seus sucessores quererão ou serão capazes de cumprir a promessa, à medida que custos cada vez maiores, de trilhões de dólares, venham a se tornar um fardo para os eleitores. Além disso, políticas climáticas que reduzam o crescimento dificilmente serão aceitas pelos países em desenvolvimento, que precisam tirar suas populações da pobreza e, para isso, dependem mais de novas emissões de carbono...

3 Jun2021

Pressão pelo clima nos tribunais

Published by O Globo

Apesar da intensa preocupação com o clima, os eleitores têm mostrado baixa disposição para gastar os trilhões que permitiriam um corte drástico nas emissões de gases.

20 Apr2021

Política climática contra países em desenvolvimento

Published by O Globo

À medida que aumentam os custos da política climática, os países ricos pressionam os mais pobres a pagar essa conta por meio de tarifas de carbono. O Reino Unido tem esse objetivo como prioridade de sua presidência do G7, e a União Europeia avança com seus planos de uma taxa de carbono própria. Já os países em desenvolvimento estão irritados com a ideia.

9 Jul2020

Por que é que o PIB ainda importa

Published by Jornal de Negocios

A verdade é simples: mais dinheiro compra mais oportunidades. O foco da Nova Zelândia no bem-estar pode ter a melhor das intenções. Mas se o PIB não aumentar, o governo terá menos dinheiro para os seus grandes planos.

8 Dec2019

Os humanos sobrevivem debaixo de água

Published by Jornal de Negocios

Histórias alarmantes da comunicação social que distorcem os factos sobre o aumento do nível do mar são perigosas porque assustam desnecessariamente as pessoas e pressionam as autoridades a tomar medidas excessivamente caras para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Pages