LinkedIn
Bjorn Lomborg

Get the facts straight

17 Dec2018

Devemos proibir a carne?

Published by Jornal de Negocios

Enquanto vegetariano por razões éticas, serei o primeiro a dizer que há muitas boas razões para se comer menos carne. Infelizmente, fazer uma diferença enorme no clima não é uma delas.

14 Oct2018

Os custos globais da violência doméstica

Published by Jornal de Negocios

custo da violência doméstica chega a uns impressionantes 5,2% do PIB mundial todos os anos. Ainda assim, a quantidade de investigação e financiamento destinados a resolver o problema é pequena se comparada com o que é gasto na busca da paz internacional.

22 Jul2018

Que políticas de combate à pobreza funcionam?

Published by Jornal de Negocios

Algumas políticas parecem tão altruístas que é quase impossível imaginar qualquer objecção a elas. Por exemplo, emprestar pequenas quantias de dinheiro ou anular dívidas para ajudar os mais pobres são medidas tidas como benéficas, e ambas as abordagens parecem inteiramente sensatas. No entanto, um escrutínio mais tento revela que essas políticas bem-intencionadas estão equivocadas.

19 Jun2018

As crianças provocam aquecimento global?

Published by Jornal de Negocios

Em todas as culturas, ter um filho é considerado uma das coisas mais gratificantes que uma pessoa pode fazer na vida. No entanto, um coro de activistas, cientistas e jornalistas sugere que toda a gente deve pensar duas vezes antes de procriar. A emissora pública de rádio dos Estados Unidos, a NPR, pergunta: "Deveríamos ter filhos na era das alterações climáticas?

5 Mar2018

O regresso de um assassino esquecido

Published by Jornal de Negocios

Ao contrário de doenças como o Ébola ou o Zika, a tuberculose raramente faz manchetes. Deveria. Perante tudo o que sabemos sobre como prevenir e tratar a tuberculose e os poderosos argumentos para investir em esforços de erradicação, não há desculpas para o pesado número que continua a ter.

26 Oct2017

Dar mais poder às meninas

Published by Negócios

Não existem remédios rápidos para a desigualdade de género, mas uma coisa é certa: nem todos os esforços são igualmente bons ou suportados por dados rigorosos. Na lotaria da vida, nascer mulher num país pobre é uma dupla desvantagem. As mulheres dos países pobres têm a maior incidência global de pobreza entre todos os grupos demográficos, juntamente com as piores condições de saúde, o menor acesso à educação e a maior probabilidade de ser vítima de violência.

14 Sep2017

O investimento no desenvolvimento que durará décadas

Published by Negócios

Mesmo com dezenas de investimentos atractivos por onde escolher, economistas laureados com o Nobel analisaram os dados e descobriram que as medidas para combater a desnutrição estão entre as opções mais poderosas. A desnutrição recebe menos atenção do que a maioria dos outros grandes desafios mundiais. Ainda assim, é uma área onde um investimento relativamente pequeno pode ter um impacto muito poderoso.

22 Aug2017

Aprender com a malária

Published by Los Negócios

Num mundo onde não há falta de boas causas, fazer o melhor bem possível exige que nos concentremos nas melhores oportunidades primeiro. É uma das melhores histórias não contadas nos anais do desenvolvimento: foram feitos grandes avanços contra a malária, uma doença outrora endémica em todo o mundo e que, mais recentemente, continua a ser um flagelo nos países em desenvolvimento. Ao longo dos últimos 15 anos, foram salvos mais de seis milhões de vidas. Melhor ainda, as lições desse sucesso podem – e devem - ser aplicadas a outros grandes desafios do desenvolvimento. A malária é provocada por...

13 Jul2017

Paris não é a solução

Published by Negócios

Trump merece ser criticado por abandonar o acordo climático de Paris sem nenhum plano de acção alternativo. Mas, ignorando a realidade, o resto do mundo não está a fazer muito melhor. A decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris deixa o país sem uma política para o aquecimento global. Isso é alarmante. Mas a resposta do mundo – redobrar os esforços, em oposição a Trump – também deve causar preocupação.

9 Jul2017

Mudar a narrativa sobre o Haiti

Published by Negócios

Priorizar os problemas e, em seguida, concentrar-se nas soluções mais eficazes, é uma narrativa que beneficiaria todos os países. Determinar prioridades, no que respeita à despesa, é difícil em qualquer país. Mas é especialmente desafiador no Haiti, onde, depois de anos de divisões políticas, um governo recentemente eleito está a ter dificuldades em impulsionar a economia e melhorar o bem-estar da população, vendo-se confrontado com as consequências prolongadas do terramoto de 2010.

Pages